Saúde5 passos para vencer a guerra contra a balança

Nos dias de hoje, muitas pessoas travam uma verdadeira batalha com a balança. O sedentarismo, a falta de tempo, o stress, o trabalho e o trânsito são alguns fatores responsáveis pelo aumento de peso na população. Mas com determinação e disciplina é possível sair vitorioso dessa guerra.  Por isso, listamos alguns passos que ajudarão você a perder peso e ficar muito mais disposto para realizar suas atividades do dia a dia, além de melhorar esteticamente e aumentar a autoestima.

Reeducação alimentar

A primeira dica para quem quer começar um processo de perda de peso é a reeducação alimentar, pois muitas pessoas iniciam determinadas atividades físicas, mas consomem alimentos errados. Portanto, procure a orientação de um nutricionista para montar um cardápio baseado no seu dia a dia, pois cada indivíduo tem uma necessidade diferente do outro.

Dê preferência a alimentos saudáveis, como os integrais, ligths, com pouco sódio e pouco açúcar. Não exagere nos carboidratos no período da noite, pois nesse momento, não necessitamos de alimentos ricos neste nutriente, que são fontes de energia. Precisamos desse tipo de alimento durante o dia, quando gastamos mais energia e o nosso organismo tem tempo hábil para utilizá-la. Após as atividades, procure ingerir alimentos leves. Abuse das verduras, dos legumes e dos grelhados.

Pratique suas atividades físicas favoritas

Procure fazer atividades que lhe proporcionem bem-estar, pois dessa forma os resultados são mais rápidos e prazerosos. Para quem é totalmente sedentário, comece com caminhadas de 2 a 3 vezes por semana, com intensidade baixa para moderada. Com o passar de algumas semanas, já é possível começar alguns trotes e corridas com baixa intensidade, pois seu condicionamento físico, capacidade cardiopulmonar e sistema respiratório já estarão sentindo as primeiras melhoras.

Aposte na musculação…

Procure uma academia com profissionais especializados. Muita gente tem receio de praticar a musculação, pois acham que vão ganhar massa muscular e consequentemente aumentar o peso. Isso é um mito. A musculação, além de trazer inúmeros benefícios como aumento de tônus muscular, de força, massa muscular e resistência localizada, diminui o percentual de gordura, fortalece as articulações e gera gasto calórico, o que é extremamente importante para quem quer perder peso.

… e em novos tipos de treino

Hoje em dia, programas de treinamento funcional e Cross Fit estão em alta e são atividades excelentes que geram um gasto calórico altíssimo, porém deve-se procurar profissionais bem instruídos e com certificação, pois trata-se de exercícios que devem ter orientação e correção o tempo todo. Aulas com características aeróbicas, como spinning, step e hopping são de extrema importância para esse processo de perda de peso.

Beber muito líquido

Beba bastante líquido, principalmente quando realizar atividades ao ar livre, já que nosso organismo precisa de hidratação e o nosso ar está com a umidade muito abaixo dos níveis ideais!

Invista em bebidas integrais, sem açúcar, sem conservantes e sem corantes 😉

(Fonte: Ativo.com)

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